O que se aprende em um curso de eletricista?

A eletricidade está em tudo. No carro, na casa, no emprego, na viagem, nas ruas, enfim. O mundo é movido por eletricidade. Ninguém mais consegue viver sem usar nem que seja uma simples tomada. Todos necessitam constantemente de uma fonte de energia.

Diante disso, a profissão de eletricista é uma das que mais crescem no país, devido a necessidade desses profissionais. Essa área também é muito procurada, pois para se tornar um eletricista não é preciso investir muito tempo ou dinheiro.

Na verdade é possível fazer cursos gratuitos ou a um preço acessível. É importante ressaltar que o campo da elétrica é um dos mais extensos. Diante disso, não é tão difícil conseguir emprego. 

Se você está pensando em se tornar um eletricista e gostaria de entender o que é ensinado nos cursos de eletricista, confira abaixo o que um eletricista precisa saber para começar a atuar na área.

O que é ensinado em um curso eletricista?

Existem vários campos onde um eletricista pode atuar, no entanto, mesmo que cada área tenha materias exclusivas, alguns pontos da eletricidade são estudados de maneira geral. Afinal, antes da especialização em alguma área específica é necessário conhecer a amplitude do tema.

Um assunto muito comum abordado no curso de elétrica é sobre as leis da eletricidade, seguido de sistemas e circuitos elétricos. Geralmente essa segunda opção é diferente no curso, pois o circuito elétrico do avião é diferente do circuito de um prédio.

Por isso, mesmo existindo matérias semelhantes, cada uma delas é abordada de forma diferente. Porém, esses dois assuntos não são os únicos ensinados. Geralmente nos cursos aprende-se sobre segurança na eletricidade, esquemas de sistemas elétricos, normas e códigos.

Essas são as abordagens mais comuns que você possivelmente vai estudar em qualquer curso de elétrica fora os assuntos mais específicos que existem. Algumas áreas da elétrica tendem a ser bem difíceis e complicadas. 

Por isso, é importante fazer uma pesquisa prévia, a fim de decidir se vale a pena ou não fazer determinado curso.

Como se tornar um eletricista automotivo

Um dos cursos mais procurados, principalmente por homens, é o de eletricista de automóvel. Essa é uma área que cresce muito, principalmente no Brasil que é um país onde a paixão por carros aumenta a cada ano.

Geralmente os cursos de eletricista costumam ter um prazo de dois anos para a finalização. Porém, dependendo da área esse número pode cair para cerca de 1 ano ou 1 1/2 . O curso de eletricista automotivo é curto, ele possui em média uma carga horária de 264 horas, e é dividido em três unidades: Básico, Introdutório e Específico I.

O módulo básico tem uma carga horária de 68 horas e ensina sobre os Fundamentos da Manutenção Automotiva, além de abordar sobre os Fundamentos da Informática e da Comunicação aplicado aos veículos.

Em suma, pode-se dizer que essa primeira unidade vai te ajudar a entender como funciona o sistema elétrico dos automóveis e a parte computadorizada que está diretamente interligada com a elétrica do carro.

A unidade introdutória possui apenas um tópico e a carga horária são de 72 horas. Nessa parte do curso você vai aprender sobre Manutenção preventiva nos automóveis. Basicamente você vai aprender como identificar e corrigir um erro elétrico que o carro pode apresentar. 

Até essa parte do curso é abordado apenas conceitos gerais. Mas o último módulo adentra mais profundamente sobre o sistema elétrico do carro, por isso, possui uma carga horária de 124 horas.

Essa unidade é dividida em três tópicos: Manutenção de Sistemas de Sinalização e Iluminação, Manutenção de Sistemas de Segurança Conforto e Entretenimento, e, por fim, Manutenção de Sistemas de Carga e Partida.

Essa unidade tende a ser um pouco difícil, pois vai adentrar em conceitos muito específicos. Por isso, você vai fazer uso de muitos materiais teóricos e em algumas aulas executar a parte prática.

O curso possui tanto a parte prática que consiste em executar determinadas funções, mas também tem a parte teórica que é mais presente nas primeiras unidades. Ele também aborda sobre produtos de limpeza que auxiliam no trabalho do mecânico.

Quanto ganha um eletricista automotivo

Uma das perguntas mais comuns quando se pensa em investir num determinado curso, é se esse investimento poderá ser recuperado futuramente. Mas antes de falar sobre o piso salarial de um eletricista automotivo é importante salientar que devido a pandemia, muitas empresas fecharam as portas e o consumo de carro caiu. Tudo isso corrobora para que o piso salarial caia. 

Atualmente o piso salarial de um eletricista automotivo está em média R $2.144. Talvez esse valor não te agrade muito, porém, é importante ressaltar que você pode ganhar muito mais se abrir sua própria empresa ou trabalhar para uma multinacional. 

O curso de eletricista automotivo é apenas o primeiro passo. É importante continuar estudando e se especializando, assim, quanto mais investir, maior será seu salário. Alguns eletricistas automotivos ganham mais de $20.000, porque continuaram estudando e se aperfeiçoando.

Mesmo tendo muito campo, o mercado de trabalho está cada dia mais exigente, pois os clientes são assim. Por isso, é importante sempre prestar um bom serviço, só assim será possível se destacar e tornar-se conhecido.

eletricista-profissional-dedicado

Onde um eletricista automotivo pode trabalhar

Como eletricista automotivo você pode trabalhar para uma concessionária, empresa privada ou pode abrir seu próprio negócio. Para cada uma dessas opções existem prós e contras. Por isso, pense e pesquise em qual campo você se daria bem. 

A elétrica é um serviço essencial, afinal, ninguém consegue ficar sem eletricidade. Por isso, nem mesmo a pandemia conseguiu afetar tragicamente a profissão do eletricista. Alguns setores podem ter sido afetados, mas outros permanecem intactos. 

Umas das vantagens em estudar sobre eletricidade é que você jamais vai ficar sem emprego, a menos que essa seja uma opção sua. Mas o campo é amplo e fornece muitas opções para o eletricista. 

Agora que você já sabe o que é ensinado nos cursos de eletricidade e o que se aprende no curso de eletricista automotivo. É só estudar um pouco e escolher o curso que pretende fazer.